Nos últimos tempos, o nicho da alimentação passou por muitas mudanças. Portanto, cada uma delas se reflete nas mudanças que a sociedade vem desenvolvendo ao longo dos anos. Desde alimentos de preparo rápido, entregas de marmitas até a culinária vegana, alternativas devem ser entregues a todos esses públicos e muitos outros.
Com isso, surgiu a foodtech, uma inovação que irá melhorar a gestão dos restaurantes e também otimizar o processo de logística por meio do delivery. Quer saber um pouco mais sobre o assunto, o que são as food techs e como ajudam a melhorar a entrega de produtos aos clientes? Vem com a gente?
O que é a tecnologia food tech?
Como o próprio nome diz, foodtech é quando aplicamos a tecnologia a favor dos restaurantes e demais setores que trabalham com a alimentação. As empresas deste ramo trazem soluções que facilitam tanto o funcionamento dos estabelecimentos como o pedido dos consumidores, sendo sinônimo de inovação em nossa sociedade.
Na tecnologia foodtech, é possível acompanhar toda a cadeia, desde o momento de produção, distribuição, venda, consumo, serviço e retorno. Seu maior objetivo é identificar os principais problemas e dores do estabelecimento, para resolvê-las de modo mais ágil e acessível.
As food techs podem ser usadas para diversos fins dentro dos estabelecimentos do ramo da alimentação, mas o que mais se destaca é o delivery. Com a mudança que o mundo sofreu pós-pandemia e a nossa rotina corrida, preferimos receber nossos pedidos em casa ou no trabalho. Dessa forma, a logística de um restaurante deve estar bem estruturada para que a experiência do cliente seja a melhor possível.
Quais são as principais vantagens da foodtech?
A foodtech não ajuda somente a melhorar o processo de logística aplicada ao delivery, mas também em diversas áreas dos estabelecimentos como restaurantes, bares, etc. Algumas das principais vantagens dessa tecnologia são, por exemplo:
- Otimização do serviço de entregas;
- Redução de desperdício;
- Melhor relação com os feedbacks dos clientes;
- Acompanhamento de pedidos de reembolso;
- Acompanhamento da qualidade dos insumos;
- Monitoramento dos locais de venda e interação direta com o consumidor;
- Criar alimentos para pessoas com restrições ou pessoas vegetarianas ou veganas (como é o caso da Carne do Futuro),
- etc.
Tecnologia foodtech aliada ao delivery: como funciona?
Além do conceito de foodtech como uma solução para melhorar a entrega de alimentos e a gestão dos estabelecimentos como restaurantes, bares, etc., ela ajuda a melhorar o processo de logística das empresas.
Ademais, a modalidade delivery é a mais conhecida na atualidade, em que os clientes pedem por meio dos canais de contato da empresa ou aplicativos de entrega um determinado alimento. Dessa forma, o pedido chega até a casa do cliente com auxílio de entregadores parceiros.
Contudo, com as food techs, o serviço de delivery pode ser otimizado de diversas formas. Desde a implementação do rastreamento para que o cliente acompanhe em tempo real o seu pedido e o tempo estimado da chegada do entregador em sua casa, algumas empresas já apostam no inverso: quando o entregar aceita levar um pedido até o cliente, ele recebe o tempo estimado de espera para que o pedido esteja pronto e ele possa retirar. Com isso, se otimiza a logística, o tempo de entrega e a relação do cliente com o produto final.
Por fim, para estar sempre atualizado sobre dicas e informações para os profissionais de gastronomia, vagas e outros assuntos do universo gastronômico, fique de olho nas nossas publicações aqui no blog e no Portal SeuChef, onde há inúmeras vagas de emprego no ramo, para te ajudar na sua recolocação profissional. Até a próxima!
