Culinária Light – Prevenção e controle da hipertensão arterial

De acordo com dados do Ministério da Saúde, a hipertensão arterial, conhecida como pressão alta, atinge mais de 38 milhões de pessoas atualmente. Com sintomas que podem ser confundidos com outros problemas de saúde, com dores e pressão na cabeça, é uma doença silenciosa que pode causar aneurisma, insuficiência renal, infarto e até mesmo AVC.

Mas, com um estilo de vida saudável e a culinária light, é possível trabalhar na prevenção e no controle da hipertensão arterial, reduzindo o número de episódios e até mesmo normalizando a pressão do paciente. Para saber mais sobre a culinária light e como os alimentos impactam na saúde de quem tem hipertensão, é só continuar com a gente ao longo do artigo!

O que é culinária light?

O termo “light” em inglês, “leve” em português, é utilizado para alimentos e culinárias que levam nutrientes com teor de gordura reduzido, se comparado com a receita original. Atualmente, com pesquisas médicas e científicas bem embasadas, sabemos que o consumo excessivo de sódio e gordura pode ser um dos principais vilões ou até mesmo um gatilho para episódios de hipertensão arterial.

Com isso, a alimentação de quem quer viver uma vida mais saudável e longe de problemas de pressão deve ser balanceada, com a presença de carnes magras, receitas com o mínimo de gordura, óleos, azeite e sal em seu preparo, e também, com abundância de frutas, legumes e verduras, sempre que possível in natura. 

A culinária light e saudável, junto com moderação no consumo de bebidas alcoólicas, não fumar, ter um estilo de vida ativo e fazer atividades físicas regulares, faz parte do melhor conjunto de ações para evitar quadros de hipertensão arterial. Além disso, evitar o sobrepeso é outra forma de se manter saudável, pois pessoas acima do peso e sedentárias possuem até cinco vezes mais chance de se tornarem hipertensos no futuro, de acordo com a Sociedade Brasileira de Medicina e Esporte (SBMEE).

Quais são os alimentos que pioram o quadro de hipertensão arterial?

Agora que você já conhece a culinária light, deve estar se perguntando quais são os alimentos que devemos evitar para manter a saúde e a pressão arterial sempre nos níveis ideais, não é mesmo? 

Para quem sofre de hipertensão, o principal cuidado na alimentação é evitar o consumo excessivo de sal. Cerca de 40% desse ingrediente é composto de sódio, componente comum nas alterações de pressão. Além disso, alimentos ricos em gordura, produtos industrializados, realçadores de sabor, condimentos, processados em geral e bebidas ricas em açúcar são outros alimentos que devem ser evitados, pois todos contêm substâncias e componentes que podem desregular a pressão arterial.

Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, deixe nos comentários e vamos esclarecer ao máximo para tentar ajudar você e outras pessoas com a mesma dúvida.
Para estar sempre atualizado sobre dicas e informações para os profissionais de gastronomia, vagas e outros assuntos do universo gastronômico, fique de olho nas nossas publicações aqui no blog e no Portal SeuChef, onde há inúmeras vagas de emprego no ramo, para te ajudar na sua recolocação profissional. Até a próxima!

Deixe um comentário