Gastronomia Nordestina: características e pratos típicos

O Brasil é conhecido pela sua versatilidade gastronômica e pelas diversas receitas deliciosas e exclusivas que encantam os turistas ao redor de todo país. Uma das mais emblemáticas, exóticas e saborosas gastronomias do Brasil é a gastronomia nordestina, cheia de personalidade, temperos e originalidade.

Encontramos pratos típicos do nordeste ao redor de todo Brasil, e com isso, esses sabores incríveis tem se tornado cada vez mais acessíveis ao público. Ficou curioso(a) e quer conhecer um pouco mais sobre esse mundo da culinária? Para conhecer um pouco mais sobre a gastronomia nordestina, suas características e alguns pratos típicos, é só continuar a leitura com a gente!

Características da culinária nordestina

A culinária nordestina foi influenciada de forma direta pelos ingredientes típicos do local e também, pelos fatores socioeconômicos da região. Com características da culinária portuguesa em seu cardápio, os pratos foram adaptados ao longo do tempo para usar o que há de mais abundante na região, trazendo mais sabor e personalidade aos alimentos.

Muito da culinária africana foi absorvida para o preparo dos pratos nordestinos, e também, da comida indígena, uma herança da população nativa do local. Com abundância de carnes, vegetais, temperos, frutos do mar e temperos picantes, não há quem esqueça a culinária nordestina depois de experimentar. 

Pratos típicos da gastronomia nordestina

Existem alguns pratos que são a marca registrada da gastronomia nordestina, e que fazem sucesso em todo Brasil. Conheça, abaixo, algumas dessas iguarias e se surpreenda com a sua história e como são feitos, confira:

Bolo de rolo

O bolo de rolo é um doce típico de Pernambuco, e sua origem está na adaptação de um doce português chamado “colchão de noiva”. Ao chegar no Brasil, os portugueses trocaram o recheio típico do doce, feito com amêndoas, pela goiaba, uma fruta abundante na Zona da Mata.

O nome do doce vem justamente por ser parecido com rolo, e de acordo com a lei 13.436 de 2008, a sobremesa foi reconhecida nacionalmente como um patrimônio imaterial de Pernambuco.

Baião de dois

O baião de dois é um dos pratos nordestinos mais conhecidos, autêntico do estado do Ceará. O termo baião, usado no nome do prato, vem de uma dança típica da região, derivada da língua lundu para a palavra “baiano”. O prato é uma mistura de arroz e feijão, dois dos alimentos mais amados do Brasil, com outras combinações conhecidas em todo país, como o queijo coalho.

Vatapá

O vatapá é um ícone na culinária baiana, e de forma resumida, é um cozido de peixe ou galinha, com uma base espessa de papa de arroz ou farinha de mandioca, com frutos do mar, que são adicionados ao decorrer do preparo. Alguns pesquisadores afirmam que o vatapá é influência da culinária africana trazida para o Brasil.

Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, deixe nos comentários e vamos esclarecer ao máximo para tentar ajudar você e outras pessoas com a mesma dúvida.

Para estar sempre atualizado sobre dicas e informações para os profissionais de gastronomia, vagas e outros assuntos do universo gastronômico, fique de olho nas nossas publicações aqui no blog e no Portal SeuChef, onde há inúmeras vagas de emprego no ramo, para te ajudar na sua recolocação profissional. Até a próxima!

Deixe um comentário