A alimentação é uma necessidade básica de todo ser humano. Logo, por que não usá-la a favor do nosso bem-estar e qualidade de vida? Com essa reflexão e as mudanças que a vida moderna trouxe a todos nós, surgiu o conceito de Mood Food e diversos estudos na área comprovam que sim, existem alimentos que trabalham a favor do nosso humor.
O movimento Mood Food consiste em priorizar a ingestão de alimentos que, ao mesmo tempo em que nutrem o corpo e o paladar, estimulam a produção de neurotransmissores do bem-estar, como a serotonina, oxitocina e dopamina. Agem, também, reduzindo o estresse oxidativo, que promove o envelhecimento precoce.
Quer saber mais a respeito desse novo conceito em alimentação e quais são os alimentos recomendados? Vem com a gente!
O que é Mood Food?
Mood Food, “a comida do humor”, em sua tradução literal, é o movimento que prioriza a ingestão de alimentos que ajudam na sua saúde emocional, dando preferência aos alimentos naturais e mais saudáveis possíveis. Esse tipo de alimentação promove bem-estar e melhor qualidade de vida, aumentando a produção de neurotransmissores. Eles são responsáveis pelo seu relaxamento corporal e mental. Além disso, estimulam o seu corpo a se manter ativo sem a sensação de esforço.
Como as comidas Mood Food funcionam?
Depois de conhecer um pouco mais sobre o conceito, você deve estar se perguntando como as comidas têm essa ação sobre a nossa saúde emocional, não é mesmo? A explicação científica é que, quando alguém se alimenta, os nutrientes da comida atuam diretamente na liberação de neurotransmissores e hormônios do bem-estar, como citamos no tópico acima.
Essas substâncias são responsáveis por levar os impulsos nervosos ao nosso cérebro, que é o órgão encarregado por controlar e modular o nosso humor, também, e respostas ao ambiente externo. Lembrando que os três principais neurotransmissores que se relacionam com o humor são a dopamina, a serotonina e a noradrenalina.
Eles são elaborados no nosso organismo a partir de diversos nutrientes que ingerimos na nossa alimentação diária. Estes nutrientes são, como exemplo, o magnésio, vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina B6, ácido fólico, biotina, niacina, vitamina B12, antioxidantes, triptofano, etc. Ao alimentar o nosso cérebro com essas substâncias, haverá mais produção de neurotransmissores. Logo, a sensação de bem-estar será ainda mais presente em sua vida.
Quais alimentos são considerados Mood Food?
Incluir os alimentos Mood Food na sua rotina alimentar é uma ótima maneira de se sentir saudável e cuidar da sua saúde mental.
- Banana, abacate e água de côco, abundantes no Brasil e cheio de vitaminas;
- Oleaginosas e grãos, como feijão e lentilha; ótimas fontes de fibra, ferro, selênio e vitamina B9
- Vegetais verde escuro, ricos em tiamina, que ajudam a diminuir os sintomas da ansiedade e depressão;
- Ovos, que são ricos em vitamina D, trazendo mais disposição e vitalidade;
- Carnes em geral (principalmente a carne vermelha), que ajudam a manter os níveis de vitamina B12 sempre saudáveis;
- Chocolate (com maior proporção de cacau na sua fórmula), que proporciona a sensação de bem-estar,
- etc.
Com qualquer um desses alimentos, ou até mesmo uma combinação, você aproveitará os benefícios de cuidar da sua saúde emocional!
Para estar sempre atualizado sobre dicas e informações para os profissionais de gastronomia, vagas e outros assuntos do universo gastronômico, fique de olho nas nossas publicações aqui no blog e no Portal SeuChef, onde há inúmeras vagas de emprego no ramo, para te ajudar na sua recolocação profissional. Até a próxima!
