Se você já considerou a possibilidade de ser um garçom de restaurante, ou já precisou contratar um, é certo que já tenha se questionado acerca das características essenciais a este profissional. Afinal de contas, ainda que o mercado de trabalho pareça cada vez mais saturado, sempre há espaço para profissionais sérios e competentes.
Diante disso, e considerando que essas características fundamentais ainda possam ser um mistério para você, nós separamos no post de hoje, cinco competências essenciais aos garçons. Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto. Vamos nessa!
Agilidade
Certamente, uma das habilidades mais importantes e fundamentais para um bom garçom de restaurante, é a agilidade. Isso porque, os garçons precisam anotar os pedidos dos clientes, levá-los até as mesas, sanar dúvidas do cardápio e dar todo o apoio que o cliente precisa durante sua experiência. De certa forma, é possível dizer que há um senso de urgência constante, que precisa ser levado a sério para que o estabelecimento funcione corretamente.
Boa capacidade de memorização
Atrelada a agilidade, a boa memória também é uma característica super importante para os garçons, uma vez que a grande quantidade de clientes e pedidos é parte fundamental da rotina dos restaurantes. Diante disso, esses profissionais precisam ter boa memória para conseguir atender às solicitações dos clientes, sem precisar perguntá-las muitas vezes, além de esclarecê-los sobre possíveis componentes dos pratos, por exemplo.
Autocontrole
Saber lidar bem com os próprios sentimentos também é, sem dúvida, uma característica importante dos profissionais que atuam como garçons em restaurantes. Uma vez que a pressão, os imprevistos e até a convivência com clientes dos mais diversos estilos, são fatores que fazem parte da rotina da profissão, ter autocontrole para lidar com os mesmos contribui muito com a boa desenvoltura de todo e qualquer garçom de restaurante.
Carisma
Carisma: um ponto-chave! Só quem lida com o público sabe o quão importante é ser carismático, atencioso e até empático com os clientes. Mais do que transmitir alegria, a empatia ajuda a gerar o senso de confiança e até convencer as pessoas mais rapidamente a aderirem certas sugestões. Por isso, se você pretende atuar como garçom ou precisa contratar esse profissional, lembre-se da importância do carisma e faça dessa virtude uma prioridade.
Comunicação clara
Por último, mas não menos importante, está a importância da boa comunicação. Nesse sentido, é preciso que todo garçom de restaurante se comunique de forma firme e clara, a fim de ser compreendido pelos clientes e colegas de trabalho. Além disso, vale ressaltar a necessidade de ser sempre educado, respeitoso e cordial durante as conversas, para que o serviço ocorra da melhor forma possível.
Bom, esperamos que após a leitura do post você tenha conseguido entender mais sobre algumas das características essenciais aos bons garçons de restaurante. Agora, além de saber quais habilidades você precisa trabalhar, caso queira ser um garçom, você ainda sabe o que priorizar caso precise fazer uma contratação.
Contudo, se tiver alguma dúvida sobre o assunto, durante a leitura do texto, não hesite em colocá-la aqui nos comentários para que possamos esclarecê-la.
Por fim, se estiver à procura de oportunidades no ramo da Gastronomia, acesse o Portal SeuChef e fique por dentro das opções disponíveis.
Continue acompanhando o nosso blog e tenha acesso a muitos outros conteúdos super completos relacionados ao mundo do emprego e da gastronomia. Nos vemos no próximo post.
