Se tem uma comida que nós brasileiros amamos e soltamos a criatividade na hora de preparar é a pizza. Dos sabores mais comuns aos mais inusitados, dos modos de preparo mais tradicionais às inovações, o brasileiro sabe que quando o assunto é pizza, o céu é o limite e a criatividade pode rolar solta. Hoje em dia, além de consumir esse alimento em restaurantes e pedi-lo através de aplicativos de entrega, muitas pessoas tem se arriscado em preparos caseiros que resultam em pizzas muito saborosas e que fazem sucesso entre os amigos e familiares.
Pensando nisso e sabendo como uma boa massa é fundamental para uma pizza saborosa, nós separamos 5 dicas para massas de pizza, para que você possa arrasar nos seus preparos caseiros ou até aprimorar os processos de produção do seu restaurante. Veja abaixo!
Opte pela farinha de trigo com mais glúten
Um dos pontos principais para se ter uma boa massa de pizza é o uso da farinha de trigo adequada. Adequada, nesse contexto, se remete à maior quantidade de glúten, devido a sua influência na resistência da massa. Isso quer dizer que quanto mais glúten, mais resistente a massa será e sustentará melhor o recheio que ali for adicionado. Vale lembrar que tudo é questão de equilíbrio, então o ideal é que a massa também não seja tão firme, para permitir o seu fácil manuseio.
Sove bem a massa
Outro passo super importante na produção de uma pizza perfeita é o processo de sovar a massa. Isso porque, para ter um aspecto firme, bem feito e livre de rachaduras, a massa da pizza deve ser sovada com a mão. Esse processo impede que os gases liberados pelo fermento saiam da massa e interfiram no seu crescimento. Diante disso, sove a massa por pelo menos 10 min, para certificar-se de que ela crescerá saborosa e bem feita.
Separe a massa em porções
Depois de sovar bem a massa, outra dica importante é deixá-la descansar. Para isso, divida o preparo em porções equivalentes a palma da sua mão, como pequenos bolinhos, armazene-as em um recipiente limpo e tape com um pano úmido. O ideal é que a massa descanse por, no mínimo, 30min para que cresça e atinja o tamanho ideal. Há quem diga que deixar as massas fermentando por, pelo menos, um dia faz com que esta desenvolva novas notas de sabor. Se você tiver esse tempo, vale testar!
Enfarinhe a massa antes de abri-la
Acho que agora já podemos dizer que a hora mais “tensa” chegou: hora de abrir a massa! Para que esse processo ocorra da melhor forma possível, a dica é enfarinhar a massa e a superfície que será usada para apoiá-la. Isso fará com que o preparo não grude nos seus dedos e nem na superfície, o que é muito comum para este tipo de massa que, em geral, é mais viscosa do que os demais preparos.
Preaqueça a massa
Por último mas não menos importante, uma das importantes dicas para massas de pizza é pré aquecer a massa. Pode parecer mais trabalho para quem está em busca de uma receita rápida e prática, mas não é. Levar a massa até o forno preaquecido, por cerca de 10 minutos, deixará a massa mais dourada e apetitosa. Além disso, lembre-se de fazer pequenos furos na massa com um garfo, assim que abri-la sobre a forma, para fazer com que o crescimento seja uniforme.
E aí, ficou com vontade de arriscar em uma nova massa de pizza? Siga as dicas acima e veja como é possível preparar uma pizza com “cara de restaurante” no conforto da sua casa. Se tiver qualquer dúvida sobre o assunto ou quiser compartilhar conosco suas dicas para massas de pizza perfeita, deixe o seu comentário na caixinha abaixo.
Por fim, se o seu interesse pela gastronomia vai um pouco além e você enxerga uma oportunidade de carreira no ramo, acesse o Portal SeuChef e fique por dentro de diversas vagas de emprego disponíveis.
Ah, e claro, continue acompanhando o nosso blog, para ficar por dentro de mais dicas e informações do universo gastronômico. Até a próxima!
