Com as rotinas cada vez mais cheias e as exigências cada vez maiores no ambiente profissional, não há quem diga que nunca passou por situações de estresse no trabalho. Entretanto, é preciso entender se a causa do estresse é uma situação desafiadora mas pontual, ou se é algo recorrente e com potencial de prejudicar amplamente a sua saúde física e mental e, até mesmo, o seu desenvolvimento no trabalho.
Pensando nisso, nós separamos neste post alguns dos principais motivos de estresse no trabalho, para que você faça uma análise pessoal e avalie se há formas de melhorar a sua experiência no ambiente profissional, bem como dicas para lidar com o estresse. Continue a leitura do post e entenda mais sobre o assunto!
Principais causas de estresse no trabalho
É evidente que cada profissão possui suas especificidades e desafios, o que faz com que os diferentes universos tenham causas distintas de estresse para aqueles que atuam em cada espaço. Entretanto, é possível perceber a existência de alguns motivos comuns às mais diferentes áreas e que são fontes frequentes de estresse. Veja abaixo quais são eles:
- Salários não condizentes com as atividades profissionais;
- Carga de trabalho imoderada;
- Oportunidades de crescimento escassas;
- Trabalho não desafiador e desestimulante;
- Pressão exagerada;
- Demandas pouco claras;
- Ambiente excessivamente competitivo;
- Entre outros.
Como lidar com o estresse no trabalho
É impossível dizer que existem fórmulas mágicas capazes de garantir a não ocorrência de episódios de estresse no ambiente de trabalho. No entanto, existem algumas atitudes que podem reduzir substancialmente as chances dessas situações se transformarem em problemas maiores e difíceis de serem solucionados. Veja a seguir algumas das nossas dicas para lidar com o estresse!
Organize os seus afazeres e estabeleça prioridades
O estresse no trabalho muitas vezes está relacionado ao excesso de demandas e, até mesmo, à falta de organização. Diante disso, a nossa dica é que você crie um cronograma e preencha-o com tudo aquilo que precisa ser feito. Aproveite este momento de organização e avalie a urgência de cada atividade, estabelecendo prioridades relacionadas a prazos e importância.
Pode parecer bobo, mas esse tipo de coisa faz com que você tenha mais domínio do seu trabalho e certeza de que existe tempo hábil para a execução daquilo que lhe foi solicitado.
Identifique e respeite os seus limites
Tão importante quanto priorizar as tarefas que precisam ser realizadas com mais urgência, é identificar quais delas excedem a sua capacidade produtiva e não podem ser feitas por você. Reconhecer e respeitar esse limite é uma maneira muito eficaz de lidar com problemas iminentes no ambiente profissional. Por isso, se você tem se estressado por conta de uma carga de trabalho maior do que você pode encarar, converse com o seu supervisor e explique o que está acontecendo.
Certamente, será melhor avisá-lo com antecedência sobre a situação, e permitir que ele encontre outras soluções, como a redistribuição de tarefas entre os demais membros da equipe, do que deixar serviços pendentes e não cumprir os prazos estabelecidos.
Tenha uma boa relação com seus colegas de trabalho
Outra forma de lidar com o estresse no trabalho ou até mesmo evitar que ele ocorra é mantendo uma boa relação com os seus colegas. Isso porque, trabalhar num ambiente tranquilo em que há respeito e colaboração faz com que você se sinta mais confiante e empenhado em entregar o melhor de si. Além disso, frente aos desafios que podem gerar algum tipo de problema, é possível solicitar a ajuda de outras pessoas que atuam na mesma organização.
Evite distrações e faça pausas para descanso
Evitar as distrações também é uma atitude essencial na hora de lidar com o estresse no trabalho. Isso porque, ao dividir a sua atenção com muitas tarefas simultâneas, fica mais difícil se concentrar e resolver aquilo que realmente está causando algum problema. Por isso, evite distrações para usar o seu tempo da melhor forma possível e faça pausas para descanso, para que você consiga preservar a sua saúde mental, física e, também, o seu humor.
Não deixe os problemas maiores do que realmente são
Por último, mas não menos importante, lide com os problemas sem fazer com que se tornem ainda maiores do que realmente são. Neste momento, você pode estar se perguntando “Mas, na prática, o que isso quer dizer?”. Isso quer dizer que, uma vez identificado o problema, não postergue e evite posturas duras e punitivas. Veja o que é preciso fazer para resolver a questão e o faça o quanto antes e da melhor forma possível.
Além disso, lembre-se que errar é humano e que atitudes que corroboram com a sensação de medo e punição só aumentam os níveis de estresse. Por isso, aja de cabeça fria e evite-as sempre.
Por que o estresse no trabalho é tão prejudicial
Agora que você já sabe quais são as principais causas de estresse no trabalho e sabe, também, o que é possível fazer para lidar com estas situações, nós achamos importante te alertar sobre os motivos pelo qual o estresse no trabalho é tão prejudicial. Na vida como um todo, o estresse se mostra extremamente prejudicial à saúde, principalmente no que diz respeito ao desencadeamento de doenças sérias e que precisam de diferentes tipos de tratamentos e intervenções.
No ambiente profissional, isso pode fazer com que a produtividade seja afetada, que o ambiente se torne pesado e de difícil convivência e pode até mesmo levar ao desligamento da organização. Diante de tudo o que foi apresentado até aqui, esperamos que agora você esteja mais apto a lidar com as situações de estresse no trabalho. Caso haja alguma dúvida sobre o assunto, não exite em colocá-la aqui nos comentários.
Além disso, para continuar por dentro de mais dicas e informações sobre emprego, desafios profissionais, mercado de trabalho e demais assuntos relacionados a este âmbito, continue acompanhando o nosso blog. Vale lembrar, também, que se você estiver à procura de oportunidades de emprego no ramo da gastronomia, no Portal SeuChef você encontra diversas opções de vagas existentes.
Até o próximo post!
Equipe SeuChef.
