Você certamente já ouviu falar nas expressões barman, bar back e barista, sendo relacionadas aos profissionais que trabalham com o serviço de bebidas. Entretanto, você sabe identificar qual a diferença entre cada um deles? Sabe dizer o que de fato faz cada um desses profissionais? Se você está em busca de um emprego de baristas e barman, o primeiro passo essencial é entender de forma clara quais são as funções atribuídas a cada um desses prestadores de serviço.
Pensando nisso, nós separamos neste post, as principais funções atribuídas a cada um desses cargos e explicamos um pouco sobre as expectativas dos contratantes com relação às pessoas que trabalham nessas posições, para que você possa identificar qual desses cargos mais se adequa ao seu perfil profissional. Confira!
Barman
O barman é o profissional responsável por servir coquetéis em bares, restaurantes, hotéis, navios e outros eventos. Esse profissional conhece bem a característica das bebidas, sabe recriar os coquetéis mais conhecidos ao redor do mundo e, também, tem o potencial de criar novas receitas. Para ocupar esse cargo, o colaborador precisa conhecer bem o cardápio de bebidas da casa e precisa estar sempre disposto a atender os clientes de forma diferenciada, buscando conhecer melhor o paladar do seu freguês para assim sugerir os melhores coquetéis do estabelecimento.
Para atuar nessa profissão, é preciso ter mais de 18 anos, ter feito treinamento em cursos da área e dispor de um excelente senso de responsabilidade. Além disso, é necessário ter boa noção de quantidade, para que os preparos saiam da forma correta, e possuir a capacidade de realizar um atendimento de forma ágil. Outro ponto importante é a capacidade de identificar o consumo excessivo de álcool por parte dos clientes e saber contornar essas e outras situações delicadas que possam acontecer.
Barback
O barback, por sua vez, é o profissional que se encarrega de deixar tudo preparado, para que o barman possa fazer o seu trabalho. Suas funções no bar podem ser divididas em quatro pilares: limpeza, estoque, mise en place e apoio. Em uma análise comparativa, o bar back é para o barman, o que o auxiliar de cozinha é para o cozinheiro. Ou seja, são funções extremamente importantes e que se completam.
Dentro dos quatro pilares acima mencionados, podemos dizer que o barback é responsável pela reposição dos itens do bar, pela estocagem dos insumos, a limpeza de louças, utensílios, mobiliário e do bar, em geral e atua de forma ampla na organização. Isso quer dizer que esse funcionário também recebe os produtos, prepara o inventário para a equipe e ajuda na organização que ocorre antes e depois do turno do bar.
Além do que foi dito até aqui, o trabalho do barback inclui um grande apoio à equipe, durante o expediente, em tudo aquilo que for necessário. Isso vai desde a manutenção da limpeza do bar e a anotação de um pedido, até a entrega de bebidas para os clientes.
Barista
O barista, hoje em dia, virou uma espécie de sommelier do café. Isso porque, é um profissional que trabalha com a criação de novas bebidas baseadas em café, e que por isso, precisa deter um vasto conhecimento sobre todas as fases de vida do grão. O seu trabalho de criação inclui o uso de bebidas alcoólicas, cremes, licores e demais ingredientes, que possam fazer uma boa combinação com o café.
Vale destacar que essa profissão só chegou ao Brasil por volta dos anos 2000, quando as cafeterias especializadas em cafés especiais, foram ganhando mais espaço no mercado. Diante disso, aquele que deseja atuar nesse cargo precisa ter conhecimento, capacidade e autoridade para criar novas receitas que incluam o café. Além disso, é preciso ter mais de 18 anos, ensino médio completo e fazer algum tipo de curso de especialização na área.
oportunidades de emprego de baristas e barman
Bom, esperamos que você tenha conseguido entender um pouco mais sobre o emprego de baristas e barman e, até mesmo de barback, que é uma função um pouco menos conhecida e possa, assim, identificar qual dos cargos mais se encaixa ao seu perfil. Caso você tenha interesse em vagas de emprego na área, clique aqui.
Além disso, se tiver ficado com alguma dúvida sobre o assunto, não deixe de colocá-la aqui nos comentários. Por fim, caso queira continuar por dentro de mais dicas e informações sobre o universo dos bares, restaurantes e da gastronomia, continue acompanhando o nosso blog. Nos vemos no próximo post!
