Um novo ano começou e com ele alguns modelos de trabalho se tornaram obsoletos, enquanto outros foram ganhando ainda mais força. Esse foi o caso do trabalho freelancer. Em virtude da pandemia e dos seus desdobramentos, a adesão ao modelo de trabalho freelancer tem crescido exponencialmente no ano de 2021. Um dos motivos ao qual nós podemos associar esse crescimento, diz respeito à insegurança de muitos donos de empresa em assumirem novos contratos em meio a um cenário tão instável. Em meio a esse contexto, muitos prestadores de serviço acabaram por encontrar, no trabalho independente, a possibilidade de driblar a falta de oportunidades de contratação regular.
Outro ponto que acabou por aumentar a busca pelo exercício de trabalho freelancer, foi a imposição do home office durante o ano de 2020. Isso fez com que muitos profissionais se vissem mais abertos à possibilidade de exercer atividades autônomas, seja por conta da maior flexibilidade, da busca por satisfação com outras atividades, da maior produtividade (resultante do trabalho em casa) ou da possibilidade de assumir mais trabalhos paralelos e complementar a renda. De fato, o advento da pandemia tem afetado grandemente as atuais concepções de trabalho no mercado.
Pensando em como essa forma de trabalho tem crescido neste ano, nós separamos algumas dicas de como se tornar um freelancer. Confira a seguir.
Identifique a função em que deseja atuar como freelancer
O primeiro passo, e talvez o mais importante, na hora de decidir praticar modelos de trabalho autônomo, é identificar a função em que você deseja atuar. Na verdade, mais do que a função que você deseja, mas aquela que você acredita que pode exercer com maestria e, assim, prover o seu sustento enquanto freelancer. Para isso, pergunte a si mesmo “em que eu sou bom?”, “qual atividade eu vejo como uma possível forma de sustento?”. As respostas dessas questões podem te levar a mais de uma atividade, mas, pelo menos no início, tente limitar-se a uma área específica, para que você consiga se dedicar bem a ela.
Busque qualificação
Lembre-se sempre que, a cada dia que passa, o mercado de trabalho conta com mais profissionais bem preparados para as demandas da atualidade. Para dar início a um trabalho freelancer, você precisa se certificar de que possui as qualificações necessárias à conquista de boas oportunidades. Por isso, busque cursos na sua área e invista em conhecimentos que te farão um profissional completo e preparado para lidar com as demandas e com a concorrência existentes no mercado.
Divulgue os seus serviços
Agora que você já se preparou para atuar como freelancer, é hora de começar a investir na divulgação do seu trabalho e na busca por clientes. Hoje em dia, a forma mais efetiva de fazer essa divulgação é através da internet. Publique informações em canais especificamente destinados ao seu público-alvo e crie perfis em sites de freelancer, como o 99Freelas. Dessa forma, você garante que um grande número de potenciais clientes tenham acesso aos serviços que você presta e que, em caso de interesse, consigam entrar em contato para saber maiores informações.
Atente-se a sua rotina como freelancer
Nós entendemos que, num primeiro momento, as palavras “rotina” e “freelancer” parecem não fazer muito sentido numa mesma sentença. Entretanto, muito se engana quem pensa que o trabalho freelancer não requer disciplina e muita atenção, pontos principais quando o assunto é rotina. A atuação como freelancer, na grande maioria das vezes, implica em trabalhos feitos dentro de casa. Por isso, atente-se a possíveis distrações que podem desviar o foco da atividade que você está exercendo. Estipule horários de trabalho específicos, anote os seus compromissos em uma agenda e cumpra-os à risca. O sucesso de um bom freelancer está diretamente ligado ao bom cumprimento dos combinados estabelecidos com seus clientes.
Bom, esperamos que você tenha gostado do conteúdo deste post e que tenha conseguido perceber como o mercado de trabalho freelancer tem crescido no ano de 2021. Caso você tenha ficado com alguma dúvida sobre este assunto, não deixe de colocá-la aqui nos comentários, para que possamos esclarecê-la assim que possível.
E, se você estiver em busca de uma vaga no ramo da gastronomia, acesse o portal SeuChef. Lá você irá encontrar diversas vagas da área com muita facilidade e segurança. Clique aqui e conheça!
Quer ter mais informações sobre mercado de trabalho e empregabilidade? Continue acompanhando o nosso blog.
Nos vemos por aqui em nossos próximos posts!
