Como anda a saúde dos funcionários em restaurantes

Lidar com as rotinas conturbadas dos restaurantes nunca foi uma tarefa fácil. Com a chegada da pandemia do novo coronavírus, muitos funcionários relatam que a rotina que, antes já era estressante e regada a um alto teor de pressão, tem sido ainda mais desafiadora, o que tem levado muitos a exaustão física e mental, que acaba resultando em problemas de saúde. 

Um dos motivos pelo qual isso tem acontecido é que poucos setores foram tão afetados pelas medidas de contenção do vírus, necessárias ao combate à pandemia, como o setor de bares e restaurantes. A necessidade de permanecerem fechados por tanto tempo, fez com que inúmeros colaboradores perdessem seus empregos ou sofressem com a queda brusca de salário. 

Nesse contexto, até mesmo profissionais como garçons e cozinheiros, que estão acostumados a trabalhar sob pressão, passaram a sofrer com problemas de saúde mental, até então, nunca sofridos antes. Ter que lidar com a ideia de que a pandemia não duraria apenas um mês, como grande parte da população acreditou, fez com que muitos trabalhadores se vissem sem perspectivas de ganhos futuros.

Em vista desse cenário, muitos servidores tiveram que correr atrás de novas oportunidades de emprego. Aos trabalhadores, que ainda atuam em restaurantes dentro das limitações impostas por cada fase, cabe mais um desafio. Além de terem sua rotina grandemente afetada, por conta da implementação de medidas rígidas contra a propagação do vírus, os funcionários de restaurantes ainda têm que lidar com um público muitas vezes despreparado para agir segundo as novas medidas.

A necessidade de manter o distanciamento adequado, de só retirar as máscaras na hora de comer e de manter um limite seguro de pessoas nas mesas, são medidas nem sempre bem incorporadas por todos os clientes. E aqui, mais uma vez, os funcionários dos bares e restaurantes se vêem pressionados a fazer valer as regras impostas pelos órgãos competentes e, ao mesmo tempo, lidar com atitudes dispersas de pessoas ainda não habituadas às necessidades do novo normal. 

Sem dúvidas, são tempos difíceis. A tentativa de lidar da melhor maneira possível com o atual momento tem feito com que os profissionais do ramo estejam mais vulneráveis a sofrer distúrbios de ansiedade, estafa mental, depressão entre outros problemas relacionados à saúde mental.

Bom, esperamos que você tenha compreendido através deste post, os atuais desafios que os profissionais desta área têm enfrentado. Acreditamos que, se cada um fizer a sua parte, em breve viveremos tempos melhores. Por isso, se proteja!

Caso você tenha ficado com alguma dúvida em relação a este assunto, não deixe de compartilhá-la conosco, aqui nos comentários, para que possamos esclarecê-la assim que possível. 

Ah, e se quiser ficar por dentro de mais dicas e informações sobre o mercado gastronômico, basta continuar acompanhando o nosso blog. Te esperamos por aqui!

Equipe SeuChef

Deixe um comentário