Quais restaurantes fecharam na pandemia

Se tem uma coisa que não tem como negar é que a pandemia afetou em cheio o setor gastronômico. E isso se explica devido aos mais de 250.000 restaurantes fechados em todo o Brasil (dado divulgado pela Abrasel em 2020).

Na cidade de São Paulo, foram mais de 20.000 estabelecimentos dos 70.000 que a cidade possui que faliram na pandemia. Enquanto em Belo Horizonte, onde o isolamento foi mais demorado, a proporção é ainda maior. 4.000 dos 12.000 restaurantes (ou um a cada três) tiveram que encerrar as suas atividades.

E a triste notícia é que essa situação está longe de chegar ao fim: embora a grande maioria dos estabelecimentos gastronômicos já tenham retomado as suas atividades, o faturamento está menor que o esperado e a receita está em queda, uma vez que os gastos por parte dos consumidores se reduziu.

Em consequência disso, diminui também o número de vagas oferecidas pelos bares e restaurantes. Ainda segundo a pesquisa da Abrasel, 51% dos restaurantes estão funcionando com equipe reduzida e não pretendem contratar profissionais até que a situação se estabilize.

Veja quais são alguns dos restaurantes de São Paulo que fecharam na pandemia:

  • Restaurante La Frontera;
  • Boto Restaurante;
  • Churrascaria e Lanches PASV;
  • Capivara Bar;
  • Rede Galeto’s

Em contrapartida, podemos dizer que o delivery veio para ficar e estabelecimentos que investiram nessa modalidade estão conseguindo um respiro de alívio dentro do mercado. Desde os menores que funcionam na cozinha de casa, até grandes redes, estão surpreendendo cada dia mais.

Então se porventura você é da área gastronômica e está com dificuldade de encontrar emprego na pandemia, temos duas recomendações para você: a primeira e principal delas é que utilize desse tempo livre para estudar e especializar na área que almeja para que, assim que o mercado se aquecer, você tenha maiores chances de aprovação nos processos seletivos.

E a segunda dica, especialmente para quem tem dons culinários, é tentar se reinventar na cozinha para oferecer serviços de delivery ou por encomenda. Essa oportunidade vem ajudando muitas pessoas desempregadas em momentos de crise.

No mais, sugerimos que você fique sempre de olho no portal SeuChef pois sempre surge vagas de gastronomia por lá e você poderá se candidatar com facilidade e segurança. Clique aqui e conheça!

E se quiser ficar por dentro de outras dicas e informações sobre o mercado gastronômico, continue acompanhando o nosso blog. Nos vemos por aqui!

Equipe SeuChef

Deixe um comentário