O ano novo chegou, mas a expectativa de um novo emprego continua incerto para muitas pessoas. Na realidade, o índice de desemprego, que já estava alto em 2020, tende a aumentar nos próximos meses. E o motivo disso não é apenas o fim do auxílio emergencial, mas também o fim do programa manutenção e renda que permitiu que as empresas suspendessem contratos e reduzissem salários de seus colaboradores.
Mas afinal, qual é a realidade do índice de desemprego para 2021? Há perspectiva de melhoria? O que os profissionais que estão em busca de trabalho devem fazer para recolocação no mercado? Esclareceremos algumas dúvidas referentes a este assunto aqui. Confira!
Como está o índice de desemprego?
No terceiro trimestre de 2020, a taxa de desemprego atingiu 14,6% da população. Entretanto, segundo o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, essa taxa vai beirar os 16% em 2021.
As empresas pretendem demitir em 2021?
Infelizmente sim. Como foi dito anteriormente, o governo suspendeu um programa que dava direito às empresas de suspenderem contratos e reduzirem salários de seus colaboradores, o que de fato contribuía para esses momentos de crise.
Sem essa facilidade, e sem grandes perspectivas de retomada do comércio, as empresas não irão conseguir se reerguer para assumir os gastos integrais da empresa, o que de fato vai resultar em demissões ou até mesmo em empresas fechando as portas.
Por que o fim do auxílio emergencial também pressiona o desemprego?
O auxílio emergencial, assim como o programa manutenção e renda, afeta diretamente o desemprego tendo em vista que um dos critérios para o recebimento do auxílio é que a pessoa não tenha nenhum vínculo empregatício.
Com o fim do benefício, pessoas que estavam recebendo o pagamento podem passar procurar um emprego, aumentando a concorrência entre as vagas disponíveis.
O que pode amenizar o índice desemprego?
Bom, assim como empresas estão demitindo, haverá empresas contratando assim que o mercado aquecer, especialmente no setor de serviços.
Portanto, se você estiver em busca de uma oportunidade de emprego, nossa recomendação é que você utilize esse tempo em casa para se especializar para que, assim que as vagas voltarem a surgir, você possa se sobressair nos processos seletivos e conseguir a oportunidade que deseja com maior facilidade.
Existem diversos cursos online, inclusive gratuitos, que você pode explorar nos seus tempos vagos. Aproveite!
Ah, e se porventura você estiver buscando emprego na área gastronômica, não deixe de ficar de olho no portal SeuChef. Através dele você encontra diversas vagas com facilidade e segurança. Acesse e descubra!
No mais, te esperamos por aqui em nosso blog para mais dicas de empreendedorismo. Até a próxima!
