A profissão chefe de cozinha está no mais alto patamar de quem trabalha dentro da gastronomia e é almejada por muitos profissionais. Porém, para alcançar este cargo, é necessário determinação, esforço e, em grande parte das vezes, uma grande caminhada profissional.
E é exatamente sobre isso que falaremos no post de hoje: plano de carreira para chefe de cozinha. Então se você deseja se tornar um renomado chef, basta continuar a leitura que te contaremos quais são os passos necessários. Vem com a gente!
Passo a passo para se tornar um renomado chefe de cozinha
Diferente do que muita gente pensa, para se tornar um bom chefe de cozinha você precisa muito mais do que vocação. É indispensável que você aprimore seus conhecimentos culinários, esteja de olho nas tendências do mercado, estude sempre que possível e, mais do que isso, tenha experiência profissional prévia dentro da cozinha de um estabelecimento.
É isso mesmo! Por mais que sua vontade seja se tornar chefe, você vai precisar criar um plano de carreiras dentro de um estabelecimento para só assim ganhar confiança e conhecimento até alcançar o mais alto patamar. É o mesmo que acontece com o cargo de chefia: quem é chefe hoje, já foi estagiário, analista, supervisor… Enfim, esse é o foco de quem deseja construir uma carreira e alcançar o seu objetivo.
Mas afinal, quais são as profissões que devo ingressar para aumentar as chances de me tornar um chefe?
Essa é a pergunta que mais gera dúvidas entre os aspirantes da profissão e a gente te diz que depende! São várias as maneiras de você ingressar no mercado gastronômico e ir trilhando sua carreira, como por exemplo: auxiliar de cozinha, pizzaiolo, sushiman, cozinheiro e até mesmo garçom.
Todas as profissões que te permitem estar no ambiente gastronômico e, principalmente em contato com um chefe de cozinha podem contribuir para a sua carreira. Pois será dessa forma que você irá adquirindo conhecimentos e aprendendo com quem você se espelha. O importante é começar!
Eu preciso de um curso específico para me tornar chefe de cozinha?
Bom, vamos dizer que a resposta dessa pergunta é em partes. Você não precisa do diploma em específico (embora o mesmo seja um grande diferencial para se destacar na área). Mas você precisa (e muito!) de conhecimento teórico e prático. E os cursos de graduação e técnicos na área são uma excelente maneira de adquiri-los.
Portanto, se você deseja obter uma carreira de sucesso, recomendamos que você não poupe esforços para estudar. O curso mais procurado pelos chefes de cozinha é gastronomia e sua duração média é de 2 a 4 anos.
Qual é o salário médio de um chefe de cozinha?
O valor salarial de chefe de cozinha pode variar bastante de acordo com a localidade, porte do estabelecimento, competência e expertise do profissional e outros aspectos. Contudo, a média no Brasil gira em torno de R$ 2.002,58.
E aí, conseguiu compreender o que é preciso fazer para criar o seu plano de carreiras na gastronomia? Então agora é hora de estudar bastante e de ir em busca da sua vaga ideal para ingressar na área.
E o seu maior aliado para este momento será o portal SeuChef. Através dele você irá encontrar diversas vagas da gastronomia com facilidade e segurança. Clique aqui e confira!
Em caso de dúvidas sobre o assunto, não deixe de comentar aqui que te esclarecemos. No mais, continue acompanhando o nosso blog para mais dicas do mundo gastronômico e do mercado de trabalho. Te esperamos por aqui!
