a angústia da contratação

Quando me perguntam qual a maior dificuldade de ter um restaurante não penso duas vezes, Recursos Humanos. Sim, é um ramo difícil, com inúmeros obstáculos para o sucesso, porém formar uma equipe engajada, coesa e que não gere alta rotatividade, é, na minha opinião, o maior desafio.

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Mas porque isso ocorre? Na minha visão podemos elencar alguns fatores:

  • Falta de perspectivas de carreira

Muitas pessoas não enxergam na gastronomia uma construção de carreira e sim um trabalho temporário, um tapa buraco na vida profissional. Muitos profissionais, as vezes de baixa escolaridade, vêem o ramo como oportunidade de ganhar um dinheiro razoável sem precisar se qualificar. E consequetemente pulam de empresa e empresa por conveniência, sem se preocupar em construir um currículo sólido.

  • Trabalho árduo

A cena de um restaurante inspira lazer, divertimento, entretenimento, porém o bastidor é árduo. São muitas horas de trabalho para proporcionar uma experiência bacana ao cliente. Muitas vezes o ambiente de trabalho é apertado, insalubre e pensado para otimizar o espaço do salão e não o conforto do trabalhador.

  • Falta de planejamento

Muitos restaurantes sofrem com planejamento, e realmente é algo difícil de fazer. Comprar e produzir demais é tão nocivo quanto comprar e produzir de menos, ambos cenários incorrem em estresse no dia a dia. A liderança, que não fez o trabalho de casa, acaba por pressionar a equipe por erros de planejamento que deveria ser responsável.

  • Liderança sem traquejo

Muitos líderes do setor se viraram até chegar ao posto de liderança sem qualquer treinamento ou conhecimento técnico. Percorreram a trilha da carreira, começando pelos cargos mais baixos até chegar ao cargo de liderança, sem passar por treinamentos específicos de liderança – o que pode também gerar problemas de relacionamento.

  • Contratações erradas

Sem dúvida o erro mais comum. Quando contratamos na urgência não percorremos o processo seletivo como ele deveria ser. Um processo bem feito começa traçando o perfil de candidato desejado, passando pela triagem de currículos, entrevistas e testes práticos. Porém na urgência do dia a dia acabamos contratando os primeiros que aparecem, afinal, no calor da hora, até que trabalhou direitinho né?

E como podemos resolver isso?

Não temos como resolver, mas temos como atenuar os efeitos, trabalhar com pessoas é realmente difícil, mas podemos melhorar o dia a dia e reduzir o estresse desnecessário:

  • Planejamento

Primeiro passo é parar tudo que está fazendo e colocar em perspectiva. Como podemos organizar a casa e os processos de trabalho? Se você não sabe por onde começar acredito que valha a pena buscar um consultor especializado para criar um planejamento. E quando falo em planejamento também me refiro a processos internos, rotinas, normas, procedimentos – tudo precisa estar claro e alinhado com a equipe.

  • Treinamento

Treinar a equipe com frequência também contribui para redução da rotatividade. Uma equipe melhor treinada vai vender melhor o peixe, mas também vai assar melhor o peixe, fazendo com que os resultados dos treinamentos apareçam rapidamente. Um investimento que vai agregar às carreiras dos colaboradores e aos seus resultados.

  • Seleção

O supra sumo. Não adianta ter planejamento, ter treinamento, ter uma ótima condição de trabalho, se o candidato não está adequado a vaga. Aqui eu me refiro tanto a adequações técnicas, como não ter qualificação objetiva para ocupar aquele cargo, como alinhamento comportamental, por exemplo não possuir atributos que a empresa valoriza e procura. Quando um processo é mal feito os resultados negativos aparecem rapidamente, o funcionário que mal entrou começa a faltar, responde mal a feedbacks, não produz o mesmo que seus colegas, atrapalha o clima da empresa, e no final das contas se torna um péssimo negócio.

E ai, o que podemos concluir?

Pelo menos na minha experiência, eu concluo que a chave da montagem de uma equipe interessada e engajada no sucesso do estabelecimento é a seleção. Uma seleção bem feita traz benefícios a curto, médio e longo prazo. Ao não contratar na urgência e sim com planejamento adequado você evitará maçãs podres, que vão contanimar a equipe com energia e comportamento negativo, e também evitar perder tempo com profissionais que não estão adequados a realidade do seu estabelecimento. Então faça a lição de casa, use freelancers para tapar buracos e contrate com paciência e perceverança.

E você tem problemas para formar a equipe? Conte pra nós! 🙂

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