o QUE É PONTO DE equilíbrio?

Neste artigo iremos esmiuçar a função da margem de contribuição e como aplicar na prática de seu negócio.

O que vem na nossa cabeça quando pensamos em equilíbrio? Na minha vem um equilibrista, esses de circo. Afinal o que um equilibrista faz? Com a ajuda de uma vara ele vai se ajustando para manter sempre o centro estável. Se ele pende a vareta muito pra um lado pode acabar caindo, ou seja, a vara é a ferramenta que ele possui para contrabalancear o movimento da caminhada.

No mundo das finanças o ponto de equilíbrio é quando despesas e receitas se equilibram, ou melhor, empatam. Em outras palavras o equilíbrio financeiro é o ponto onde uma empresa tem lucro zero.

O gráfico abaixo ilustra nosso ponto, é onde as receitas são suficientes para quitar todos os custos fixos e variáveis. O exemplo abaixo desconsidera o efeito dos custos variáveis para simplificar o entendimento.

E para que preciso saber meu ponto de equilíbrio? Eu quero ter é lucro, não empatar!

É claro, ninguém abre um restaurante ou qualquer negócio para ficar no ponto de equilíbrio e sim no ponto de desequilíbrio, preferencialmente do lado do lucro. Porém para saber quão longe está do lucro precisa de uma métrica. Ou seja, o ponto de equilíbrio possui uma função muito útil para suas finanças.

O ponto de equilíbrio é fundamental no planejamento financeiro de uma empresa. Inclusive ajuda muito no cálculo correto dos preços de seu cardápio, que é o pilar financeiro de um restaurante. Dessa forma se seus preços estiverem errados, provavelmente irá trabalhar sem ver a cor do dinheiro.

Também podemos entender o quão factível é um negócio dar lucro. As vezes nos empolgamos com a possibilidade de vender muito sem lembrar que os custos precisam estar em patamares aceitáveis. Então conta vai ajudar a entender exatamente isso.

Conte-me mais….

Então vamos aprender a calcular nosso ponto de equilíbrio. Calma que iremos exemplificar em seguida, caso algum dos passos não tenha ficado claro.

  1. O primeiro passo é saber nossos custos fixos. Ele é a soma de todos os custos mensais que temos em nosso estabelecimento. Isso inclui funcionários, contas de consumo, contratos, ou seja, tudo que não varia necessariamente em função da quantidade de pratos vendidos.
  2. O segundo passo é saber nosso custo variável. Em um restaurante a maior parte do custo variável vem do cálculo do CMV que são calculados a partir das fichas técnicas, se não souber como fazer cliquei aqui. Então some todos custos variáveis, além do CMV, podemos lembrar de imposto sobre a venda, taxas de cartão de crédito, taxas de delivery, etc.
  3. O terceiro passo é saber nossa margem de contribuição (MC), que é o quanto temos de margem para cada real vendido. Resumindo, conta do MC é 100% menos a porcentagem dos Custos Variáveis, ou seja, a diferença entre os custos variáveis e o total da receita é a margem.
  4. O último passo é aplicar a fórmula. Basta dividir o Custo Fixo (em R$) pela Margem de Contribuição (em %), assim terá seu ponto de equilíbrio.

Entendi **** nenhuma…

Relaxa, vamos ao exemplo:

  1. Suponha que pago R$5.000 de aluguel, R$10.000 de folha salarial, R$1.000 de nutricionista e R$4.000 de contas de consumo (água luz gás internet telefone). Em síntese meu custo fixo total é R$20.000,00.
  2. Calculando minhas fichas técnicas percebo que meus pratos tem em média 30% de CMV. Também pago 4% de taxa de cartão, 10% de impostos e 20% de taxas para os aplicativos de delivery (para simplificar vamos supor que só faço venda por aplicativos). Assim temos 64% de custos variáveis.
  3. Conforme explicado, a MC é quanto temos de margem bruta para cada real recebido. Se eu tenho 64% de custos variáveis, isso significa que para 1 real de receita, 64 centavos são custos variáveis e 36 centavos são margem. Então minha MC é de 36%.
  4. Finalmente vamos dividir o Custo Fixo pela Margem de Contribuição. R$20.000 / 36% = R$55.555,55.

No exemplo apresentado eu preciso vender R$55.555 para alcançar meu ponto de equilíbrio. Em conclusão qualquer receita mensal que eu tiver menor que esse número me trará prejuízo, e a partir desse número tenho lucro.

Tá… e….

Tá, você quer aplicações práticas. Vamos a elas então! \o/

Precificação

Através desse indicador você consegue entender o quão ajustados seus preços estão. Ao perceber que precisa faturar MUITO para atingir seu ponto de equilíbrio, a pergunta que precisa ser feita: meus produtos estão corretamente precificados? Em síntese os preços estão diretamente correlacionados com a capacidade de geração de margem.

Possibilidade de Sucesso

Sabendo o ponto de equilíbrio você consegue saber se um novo negócio será factível de dar lucro ou não. Por exemplo, imagina que no exemplo dado acima o restaurante em questão esteja em uma cidade de 5.000 habitantes, será que que consigo vender o suficiente para quebrar a barreira do PE?

Tamanho dos custos fixos

Quando você vai abrir um negócio, procura um ponto, contrata funcionários, etc. Você precisa identificar qual o limite máximo cabe no seu bolso. O ponto de equilíbrio é a conta ideal, pois consegue entender se os custos fixos estão deixando seu ponto de equilíbrio muito difícil de ser atingido. Então por exemplo, um empreendedor que vai abrir um restaurante com 20 lugares saberá que o ponto de equilíbrio não poderá ser muito alto, caso contrário ele teria que ter um giro do salão incompatível com a realidade do local.

Estabelecimento de Metas

Porque não usar o número descoberto para estabelecer metas? Se sabemos que só temos lucro faturando acima de R$55mil por mês, que tal dividir por 30 e descobrir que tenho que vender R$1.833,33 por dia só para empatar. Então quem sabe uma boa meta seria vender R$2.500 por dia? Quem sabe serve de incentivo para equipe de salão vender um valor suficiente para pagar as contas e sobrar um bom dinheiro?

Conclusão

O ponto de equilíbrio é uma ferramenta de análise extremamente útil. Quando a conta não fecha no final do mês podemos entender como nosso faturamento mensal está posicionado frente a esse indicador e assim posicionar a estratégia de ação.

E claro, use para tomar decisões práticas. Devo aumentar meu preço de venda? Reduzir meus custos fixos? Criar estratégias de venda para aumentar minha receita? Faça seu planejamento de venda sempre tendo o ponto de equilíbrio em mente. Afinal um restaurante saudável precisa de uma base financeira sólida.

E ai, seu restaurante está operando muito longe do ponto de equilíbrio? Dúvidas nos pergunte!

PS.: Lembre-se de sempre revisar sua margem de contribuição, ela é a chave para números saudáveis. Dessa forma se você tem uma margem de contribuição muito pequena talvez precise ajustar seus custos variáveis ou preço de venda.

Aproveitando o assunto, já leu nosso artigo sobre Delivery Sem Prejuízo? Clique aqui.

Deixe um comentário